Nas notas técnicas aqui apresentadas, demonstramos situação de momento da pandemia de Covid-19 no Brasil, em 01/04/2021, referentes aos 26 estados e o Distrito Federal. Em todo Brasil, estamos vivenciando um rápido crescimento do número de casos e de mortes, decorrente de um afrouxamento das medidas de isolamento social, de uma falsa sensação de segurança e de um grande desconhecimento pela população de como evitar a disseminação do vírus.
As taxas de circulação continuam muito altas e em amplo crescimento. Comprovadamente, a segunda onda de contágio já é mais intensa que a primeira, como era esperado e alertado pela comunidade científica.
Desse modo, ressaltamos que uma possível reabertura do comércio, quando o nível de isolamento ainda é baixo, só acarretará em uma piora desse quadro nas próximas semanas.

Neste momento duas são as alternativas: redução dos contatos por meio de lockdown’s e vacinação em massa. É de extrema importância, para otimizar os efeitos da campanha de vacinação, estabelecer corretamente as prioridades na ordem de vacinação com apoio da comunidade científica nacional.

Tags:, , , , , ,